data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
O Gabinete de Crise do governo do Estado decidiu, em reunião na última terça-feira, retirar os alertas e emitir avisos a todas as regiões Covid do Sistema 3As de Monitoramento, responsável pelo gerenciamento da pandemia no Rio Grande do Sul.
- Estamos presenciando queda no número de casos registrados, de ocupação de leitos de hospital e de óbitos. A tendência é seguirmos em redução nas próximas semanas. Dessa forma, com o aval técnico, decidimos retirar o Alerta de todas as regiões - afirmou Ranolfo Vieira Júnior, governador em exercício.
Mulher é barrada e não pode entrar em hospital porque estava com vestido na altura dos joelhos
Na última semana, a média móvel de casos confirmados teve redução de 47%, com incidência semanal de 267 casos por 100 mil habitantes. A internação por suspeitos de infecção pelo coronavírus e por confirmados diminuiu em 270 pacientes, ocasionando queda de 180 em leitos clínicos e de 90 em UTIs.
Em relação à média móvel de sete dias, a redução de pacientes em leitos clínicos é 20,3% e de 15,5% em UTIs. A taxa atual de ocupação nas unidades de terapia intensiva está em 57,1%.Nos últimos sete dias, foram registrados 226 óbitos, com média de 32,3 óbitos por dia, redução semanal de 23,1%
Ulbra abre inscrições para cinco novos cursos de graduação
A decisão, liderada pelo Grupo de Trabalho (GT) Saúde do Comitê de Dados do governo do Rio Grande do Sul ocorre porque, mesmo com a queda significativa dos indicadores, observa-se que as taxas de contaminação e mortalidade ainda estão elevadas. Mesmo com a redução, os índices ainda estão acima dos números registrados em dezembro do ano passado, período antes do surgimento da variante Ômicron.